A pele é uma das melhores mensageiras do nosso estado de saúde e um reflexo da forma como é cuidada. Frequentemente, é um órgão desvalorizado quando comparado com o cuidado e atenção que prestamos a outros sistemas do nosso corpo.
É também a pele que sofre consequências mais visíveis com o envelhecimento – inerente e inevitável a qualquer ser humano. A pele vai perdendo volume, elasticidade, brilho e as rugas vão-se acentuando.
Mas para além do envelhecimento cutâneo, o envelhecimento precoce da pele, provocado por agressores externos do quotidiano ou maus hábitos de saúde, também é um fator de alerta, já que provoca mudanças morfológicas na pele, como alterações na pigmentação, espessamento da pele, surgimento de manchas e uma textura cutânea mais áspera.
O que fazer para evitar o envelhecimento precoce da pele?
O envelhecimento da pele deve ser encarado com naturalidade, mas pode ter impacto na autoestima. Para ter uma rotina de cuidados mais eficaz e regular, conheça os 7 hábitos a manter para prevenir o envelhecimento precoce da pele:
- Consulte o seu dermatologista
A consulta de dermatologia é fundamental para fazer um acompanhamento regular do estado da pele e da sua evolução ao longo do envelhecimento. Manter um plano de consultas de dermatologia regular poderá antecipar eventuais queixas ou sinais, e adequar um tratamento ou rotina de cuidados às necessidades específicas da sua pele.
- Use protetor solar
O protetor solar – principalmente, no rosto – deve ser utilizado todos os dias (inclusive no inverno) para proteger a pele das radiações solares. Nem sempre as agressões solares à pele são visíveis, como um escaldão. A radiação solar continua a ser uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele (e o protetor solar um dos melhores aliados para o prevenir). Dê preferência a FPS superiores a 30 e certifique-se de que o seu protetor solar tem sempre filtro solar UVA e UVB.
- Higiene e hidratação
Já existem rotinas de cuidado para a pele com produtos e passos incontáveis, mas para a manter saudável destacamos 3: limpeza, hidratação e proteção. Mantenha uma rotina de limpeza da pele com produtos adequados ao seu tipo, evite dormir com maquilhagem e utilize um creme hidratante para preservar a
elasticidade e firmeza da pele.
- Evite fumar
O tabaco – mesmo na sua versão eletrónica – tem um impacto muito prejudicial na pele, acelerando os sinais de envelhecimento cutâneo precoce como a alteração da pigmentação, perda de brilho e firmeza, surgimento de manchas e rugas, entre outros. A interrupção dos hábitos tabágicos é, por isso, uma decisão de prevenção à sua saúde e à beleza natural da sua pele.
- Evite solários
Mesmo sendo uma radiação artificial, está comprovado que os solários provocam tantos danos e agressões na pele quanto as radiações solares. Quando fazemos o balanço entre manter a pele bronzeada ou evitar consequências nefastas para a pele a médio prazo, a escolha é evidente.
- Mantenha uma alimentação saudável
Os hábitos alimentares têm um impacto significativo na nossa saúde e a pele não é exceção. Uma rotina de alimentação saudável e equilibrada, rica em fibras, vegetais, fruta e hidratos de carbono complexos (como as leguminosas, massa e arroz integral, por exemplo), ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.
- Beba água
A rotina de cuidado e hidratação não pode começar e terminar no creme hidratante para a pele. Sem as nossas necessidades diárias de água supridas, a pele perde a sua luz natural e fica mais vulnerável à poluição, agressão e desidratação. Não se esqueça de se hidratar ao longo do dia – um gesto de saúde que não beneficia apenas a pele.
É nos simples hábitos do quotidiano que mais impacto consegue obter na sua saúde e, consequentemente, aparência. Caso tenha outras dúvidas ou questões particulares que gostasse de esclarecer acerca do envelhecimento cutâneo, marque uma consulta com o nosso corpo clínico de Dermatologistas ao dispor para o/a ajudar.