Exames Especiais de Oftalmologia:

  • Adaptação de lentes de contacto
  • Avaliação ortóptica
  • Biometria com cálculo de lente intraocular
  • Biometria com cálculo da espessura corneana – Paquimetria corneana
  • Biometria óptica com cálculo de lente intraocular (IOLmaster)
  • Biomicroscopia especular
  • Avaliação dos Campos Visuais / Perimetria Estática Computadorizada – PEC (Octopus)
  • Ecografia oftálmica
  • OCT de Segmento anterior (córnea e câmara anterior)
  • OCT de Segmento posterior (retina e nervo óptico)
  • Retinografia
  • Topografia Corneana (Orbscan)

 

Adaptação de Lentes de Contacto

São efectuados diversos exames para avaliar a córnea, a conjuntiva e a lágrima do paciente de forma a se selecionar uma lente de contacto adequada para cada paciente. Após a selecção da lente, a lente é testada no olho do paciente de forma a se avaliar a reacção do olho ao material da lente, o comportamento da lente no olho e a capacidade de esta compensar a graduação do paciente. Se se considerar adequada, é ensinado ao paciente como manipular e limpar a lente, de forma a paciente poder testá-la no dia a dia, sendo posteriormente prescrita

Avaliação Ortóptica

São efectuados diversos exames oculares para avaliar a existência de disturbios da visão binocular. Existência de Estrabismos e ambliopias, se o paciente tem visão dupla ou se usa apenas um olho, em que posições do olhar se verificam as alterações, se apresentam desiquilibrio oculomotores, são apenas algumas das coisas que se avaliam num exame ortóptico.

Biometria com cálculo de lente intraocular

Com o desenvolvimento das lentes intra-oculares (LIO) na cirurgia de Catarata, tornou-se fundamental a obtenção de um método para cálculo do grau da lente a ser implantada. O biômetro é um aparelho que mede o olho através de uma sonda que emite raios de ultra-som, obtendo-se os comprimentos axial do olho, axial da câmara anterior e até a espessura do cristalino.

Biometria com cálculo da espessura córneana – Paquimetria

A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córnea e pré-operatórios de cirurgias refractivas. É um exame indolor e de rápida execução.

Biometria Óptica com cálculo de lente intraocular (IOLmaster)

É o método mais recente para cálcular a lente intra-ocular (LIO) necessária na cirurgia de catarata. A exigência de sermos cada vez mais exactos na escolha da lente mais apropriada a cada paciente fez com que se desenvolve-se uma tecnica mais exacta, menos suscetivel de erros do executante, ao mesmo tempo que se tornou uma técnica mais rápida e confortável para o paciente.

Microscopia Especular

A Microspia Especular é um exame que tem por finalidade avaliar a quantidade de células do endotélio corneano bem como suas características de forma e tamanho. É um exame indolor e de rápida execução. É realizado nos pré-operatórios de cirurgias de catarata ou em casos de suspeitas e/ou acompanhamento de doenças degenerativas da córnea.

Avaliação dos Campos Visuais / Perimetria Estática Computadorizada – PEC (Octopus)

Toda a superfície que a nossa visão abrange periféricamente quando se fixa um ponto em frente, dá-se o nome de campo visual, e o seu estudo é designada por Campo Visual.
Este exame faz-se com recurso a técnicas cada vez mais apuradas e precisas, que determinam a capacidade de visão de cada área do campo de visão.

É um exame indicado sempre que se suspeita de alterações de campo de visão ou como rastreio para revalidar a carta de condução.

Doenças como Glaucoma, alterações neuro-oftalmológicas, e controlo de medição que pode alterar os campos visuais, são algumas das razões pelas quais se solicita este exame.

É um exame simples e indolor, mas demorado, pelo que é um pouco cansativo. Será conveniente o paciente vir sem pressa (poderá ter necessidade de fazer pausas para descansar) e não deverá vir demasiado cansado. Recomenda-se que se efectue de manhã.

Ecografia Oftálmica

Estudo do interior do globo ocular, através de ondas ecográficas, quando a córnea, cristalino, ou vítreo não estão transparentes. Esta técnica permite detectar tumores, descolamentos da retina em doentes com cataratas, hemovitreo, entre outros.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

  • Câmara anterior
  • Câmara posterior

A Tomografia de Coerência Óptica é um dos exames mais recentes e cada vez mais importantes no diagnóstico e acompanhamento de lesões que afectam a retina, nervo óptico, córnea, câmara anterior.

De entre as doenças que mais recorrem a este exame destacamos: Maculopatia diabética, Membrana Epi-Retiniana, Buraco Macular e Degeneração macular relacionada à idade, e o glaucoma.

Retinografia

A retinografia é uma fotografia da retina ou do nervo óptico que é feita com auxílio do retinógrafo. As principais indicações são para o diagnóstico e acompanhamento das doenças vítreo retinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico.

Topografia Corneana (Orbscan)

A Topografia é utilizada para analisar a estrutura da córnea, curvaturas anteriores e posteriores, espessuras, capacidade de desviar a luz em toda a sua extenção, bem como avaliar o espaço da câmara anterior.
Exame utilizado para diagnóstico precoce de várias patologias corneanas, útil na adaptação de lentes de contacto, no pré e pós operatório de cirúrgias da córnea (refractivas, transplante córnea, implante de anéis entre outras), pré-operatório de catarata e no planeamento de incisões cirúrgicas.