Afeta mais de 1 milhão de portugueses e centenas de milhões de pessoas em todo o mundo: as doenças da tiroide são frequentes, ainda que, na sua maioria, silenciosas e do desconhecimento da população.

As doenças da tiroide têm origem em alterações na tiroide, uma glândula endócrina localizada abaixo da ‘Maçã de Adão’ e responsável pela produção hormonal e regulação de diversos sistemas e mecanismos, desde o coração e intestino, à regulação corporal e estabilização do humor. É por isso, um elemento fundamental para garantir o equilíbrio do nosso organismo.

No entanto, pelas suas causas incertas e pelos sintomas iniciais subtis, grande parte dos diagnósticos é realizada numa fase mais avançada da doença, atrasando a intervenção clínica e o tratamento adequado.

As doenças da tiroide têm um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas e, quando não tratadas, acarretam riscos graves para a saúde. É, por isso, importante estar atento aos sinais de alerta.

Que tipos de doença da tiroide existem?
As doenças da tiroide podem manifestar-se de diversas formas, sendo as mais comuns o hipertiroidismo, hipotiroidismo, nódulos, tiroidite doença de Graves, tiroidite de Hashimoto e cancro da tiroide.

 

Quais são os sinais de alerta da doença da tiroide?
8 sinais comuns das doenças da tiroide:

1. Oscilações de peso e apetite sem causa atribuída;
2. Tremores;
3. Cansaço ou forte sonolência;
4. Desconforto na garganta ou no pescoço;
5. Palpitações e tensão arterial alta sem causa atribuída;
6. Perda de concentração e falhas de memória;
7. Alterações gastrointestinais sem causa atribuída;
8. Nódulos palpáveis – dolores ou indolores.

Estes sinais de alerta podem variar conforte a tipologia de doença da tiroide. Um outro fator a ter em conta são os antecedentes familiares de doença da tiroide. Este último ponto – e os sinais supracitados – justificam uma vigilância regular da tiroide e um plano de consultas de endocrinologia para garantir que qualquer tipo de alteração é detetado e o diagnóstico é atempado.

 

Quais são as causas das doenças da tiroide?
Ainda não foi aferida uma causa exata para o surgimento das doenças da tiroide, embora encontre-se ligação com fatores genéticos, como antecedentes familiares, geográficos e até mesmo alimentares.

As doenças da tiroide afetam, na maioria, mulheres entre os 30-35 anos. Por serem de causa incerta, não existe uma forma eficaz de prevenir o surgimento das doenças da tiroide, pelo que a vigilância é recomendada, assim como a manutenção de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e nutritiva, cuidados redobrados com a exposição solar, evitamento de hábitos tabágicos e proteção da poluição do meio ambiente.

 

Existe tratamento para as doenças da tiroide?
Dependendo do diagnóstico e da tipologia da doença da tiroide, é possível tratar e aliviar os sintomas através de intervenção farmacológica (medicamentos), administração de iodo radioativo ou, em casos particulares, intervenção cirúrgica.

Cada intervenção é individualizada, adaptada a cada caso, e por isso é fundamental manter a vigilância regular dos níveis hormonais para que o tratamento e a dosagem medicamentosa sejam adequados ao paciente.

Na consulta de Endocrinologia, poderá esclarecer estas e outras dúvidas ou questões mais personalizadas sobre doenças da tiroide – com um/a Endocrinologista que poderá adequar a intervenção ao seu caso particular.