Catarata Ocular

O que é a Catarata Ocular?

A Catarata Ocular caracteriza-se como um defeito ocular provocado pela opacificação progressiva da lente natural do olho, o cristalino. Esta opacificação infere na transmissão da luz, causando a perda de visão.

Quais são os sinais de Catarata Ocular?

O sinal mais comum de Catarata Ocular é a sensação de visão turva ou ‘enevoada’. Outros sintomas poder-se-ão manifestar na forma de sensibilidade à luz (fotofobia), perda de contraste ou de cores da visão, reajuste recorrente da graduação dos óculos e perda de visão noturna.

Embora a sintomatologia para Catarata Ocular costume apresentar-se ligeira, vai agravando ao longo do tempo.

Quais são as causas da Catarata Ocular?

O envelhecimento é a causa mais comum da Catarata Ocular, onde a prevalência é maior e a opacificação do cristalino é natural. No entanto, outras causas poderão estar associadas a esta doença ocular – clinicamente denominadas de Cataratas Secundárias – como é o caso de traumatismos oculares, ação medicamentosa (como corticosteroides, por exemplo), inflamações e infeções intraoculares, doenças congénitas e outras como diabetes ou galactosemia.

A Catarata Ocular pode surgir em qualquer fase da vida, incluindo na infância – especialmente quando associada a antecedentes familiares.

A Catarata Ocular tem cura?

A Catarata Ocular não tem cura, mas a cirurgia permite a restituição da visão para que o paciente volte a ter uma maior acuidade visual e qualidade de vida. A avaliação e prescrição da cirurgia para a catarata são sempre realizados pelo/a Oftalmologista que, após exames complementares de diagnóstico, adequa o tratamento de forma individualizada.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de catarata – O que necessita de saber?

A cirurgia de catarata é uma operação rápida, eficaz e destinada ao tratamento da doença de catarata . Atualmente, a cirurgia é a única forma de tratamento possível. A cirurgia de catarata tem avançado muito ao longo dos anos graças à evolução da tecnologia e da preparação do corpo clínico. É uma intervenção com poucos…

Catarata – Conheça os sintomas e como tratar

A catarata é uma doença ocular que deteriora o cristalino do olho, provocando um embaçamento gradual da visão. É uma das principais causas de perda de visão no mundo e é uma doença que está muito associada ao avançar da idade, uma vez que é onde se concentra a sua maior taxa de incidência. Com…

Presbiopia ou vista cansada: causas, sintomas e tratamento

É muito provável que já tenha ouvido alguém queixar-se acerca da ‘vista cansada’. Talvez até já o tenha sentido. Na Oftalmologia, a vista cansada tem um nome clínico chamado presbiopia. A presbiopia é caracterizada pela dificuldade em ver ao perto. A visão perde a capacidade em focar objetos muito próximos. A vista cansada é um…

Cirurgia LASIK: como corrigir a visão?

O LASIK é uma cirurgia aos olhos que permite a correção de erros oculares refrativos, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Os erros refrativos oculares têm impacto na qualidade de vida, levando a uma incapacidade para ver ao longe ou ao perto e criando a dependência do uso óculos ou lentes de contacto para corrigir…