Neuro-Oftalmologia

O que é a Neuro-Oftalmologia?

A Neuro-Oftalmologia é uma subespecialidade da Oftalmologia que diagnostica, trata e acompanha perturbações da visão causadas por alterações no sistema nervoso ou consequentes de doenças neurológicas.

Quando marcar uma consulta de neuro-oftalmologia?

A consulta de neuro-oftalmologia deve ser considerada em casos de suspeita clínica de que a visão ficou comprometida em consequência de doenças relacionadas ao nervo ótico ou no surgimento de sintomas, sendo os sinais de alteração neuro-oftalmológica mais comuns a perda de visão súbita, alterações na pupila ou na movimentação ocular ou até visão dupla.

O que esperar da consulta de Neuro-Oftalmologia?

A consulta de Neuro-Oftalmologia é essencial para que as alterações da visão sejam identificadas com precisão e resultem num tratamento adequado e eficaz.

Para isso, é comum a realização de exames complementares de diagnóstico e exames de rotina durante a consulta – seguros e pouco invasivos para o paciente. Alguns poderão incluir a utilização de gotas de dilatação da pupila, pelo que a presença de um acompanhante e de uns óculos de sol (para minimizar a sensibilidade ocular após o exame) podem ser benéficos para uma consulta bem-sucedida.

Para a consulta de Neuro-Oftalmologia, o paciente deve trazer consigo toda a informação que tem ao dispor sobre o seu estado de saúde e exames de diagnóstico, incluindo tomografias e ressonâncias magnéticas. Deverá trazer também a listagem de medicação que faz atualmente – mesmo que não seja oftalmológica – e referir a sua posologia atual (a dosagem, frequência de cada toma e há quanto tempo está sob cada um dos medicamentos).

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

5 Exames à visão mais comuns

      Quando se trata de cuidar da saúde dos olhos, a oftalmologia dispõe de uma variedade de exames diagnósticos que ajudam a detetar precocemente problemas que podem afetar a visão – ou confirmar que ela continua saudável!   Neste artigo, vamos explorar os cinco dos exames mais comuns, explicando o propósito de cada…

Enxaqueca ocular: sintomas, tratamentos e prevenção

  Já lhe aconteceu estar no seu quotidiano e, de repente, sentir a visão distorcida, seguida de uma dor de cabeça latejante que a/o incapacita de continuar as suas funções diárias? Então pode já ter tido uma enxaqueca ocular.   Para muitos pacientes com este diagnóstico – conhecendo-o ou não –, esta condição é desconcertante…

Cirurgia de Catarata – Dúvidas frequentes

A cirurgia de catarata é, a par da cirurgia LASIK, uma das operações de tratamento à catarata mais realizadas no mundo, mas pode parecer intimidante e levantar muitas dúvidas sobre o procedimento.   Esta operação é a solução para quem perdeu qualidade de vida devido à visão turva, um dos sintomas mais comuns de catarata.…

Blefarite: causas, sintomas e tratamento

    A blefarite é uma condição oftalmológica muito mais comum do que imagina, mas também bastante mal compreendida ou ignorada por quem sofre dela.   Desconfortável e persistente, é fundamental compreender as causas, sintomas e opções de tratamento da blefarite, sendo o primeiro passo para gerir eficazmente esta condição.   Descubra tudo o que…