Neuro-Oftalmologia

O que é a Neuro-Oftalmologia?

A Neuro-Oftalmologia é uma subespecialidade da Oftalmologia que diagnostica, trata e acompanha perturbações da visão causadas por alterações no sistema nervoso ou consequentes de doenças neurológicas.

Quando marcar uma consulta de neuro-oftalmologia?

A consulta de neuro-oftalmologia deve ser considerada em casos de suspeita clínica de que a visão ficou comprometida em consequência de doenças relacionadas ao nervo ótico ou no surgimento de sintomas, sendo os sinais de alteração neuro-oftalmológica mais comuns a perda de visão súbita, alterações na pupila ou na movimentação ocular ou até visão dupla.

O que esperar da consulta de Neuro-Oftalmologia?

A consulta de Neuro-Oftalmologia é essencial para que as alterações da visão sejam identificadas com precisão e resultem num tratamento adequado e eficaz.

Para isso, é comum a realização de exames complementares de diagnóstico e exames de rotina durante a consulta – seguros e pouco invasivos para o paciente. Alguns poderão incluir a utilização de gotas de dilatação da pupila, pelo que a presença de um acompanhante e de uns óculos de sol (para minimizar a sensibilidade ocular após o exame) podem ser benéficos para uma consulta bem-sucedida.

Para a consulta de Neuro-Oftalmologia, o paciente deve trazer consigo toda a informação que tem ao dispor sobre o seu estado de saúde e exames de diagnóstico, incluindo tomografias e ressonâncias magnéticas. Deverá trazer também a listagem de medicação que faz atualmente – mesmo que não seja oftalmológica – e referir a sua posologia atual (a dosagem, frequência de cada toma e há quanto tempo está sob cada um dos medicamentos).

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de correção do estrabismo – O que necessita de saber?

      O estrabismo pode ser uma preocupação persistente e que afeta profundamente a autoestima. Enquanto a correção através de óculos e lentes de contacto costumam ser soluções comuns, a cirurgia de correção do estrabismo pode ser uma opção mais eficaz.   Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que esperar da cirurgia de correção,…

O que acontece à visão quando envelhecemos?

  O envelhecimento procura muitas mudanças naturais no nosso corpo, e os olhos e acuidade visual não são exceção. No entanto, o envelhecimento ocular é um capítulo particularmente significativo nesta mudança.   À medida que envelhecemos, os nossos olhos sofrem algumas alterações que podem impactar a nossa capacidade de ver o mundo ao nosso redor…

Miopia alta: causas, sintomas e tratamento

    A miopia alta é mais do que uma simples dificuldade em ver com nitidez ao longe; é uma condição ocular que merece atenção especial.   Tem uma taxa de prevalência mundial significativa e, estima-se cada vez mais crescente.   Conheça a diferença entre um diagnóstico de miopia e miopia alta, quais os sinais…

Ambliopia: causas, sintomas e tratamento

      A ambliopia – mais conhecida como ‘olho preguiçoso’ – é uma condição oftalmológica que afeta a qualidade da visão de um dos olhos e é frequentemente diagnosticada em crianças.   O sucesso do tratamento para o olho preguiçoso pode depender do tempo – como? Neste artigo, iremos abordar as suas causas, sintomas…