Neuro-Oftalmologia

O que é a Neuro-Oftalmologia?

A Neuro-Oftalmologia é uma subespecialidade da Oftalmologia que diagnostica, trata e acompanha perturbações da visão causadas por alterações no sistema nervoso ou consequentes de doenças neurológicas.

Quando marcar uma consulta de neuro-oftalmologia?

A consulta de neuro-oftalmologia deve ser considerada em casos de suspeita clínica de que a visão ficou comprometida em consequência de doenças relacionadas ao nervo ótico ou no surgimento de sintomas, sendo os sinais de alteração neuro-oftalmológica mais comuns a perda de visão súbita, alterações na pupila ou na movimentação ocular ou até visão dupla.

O que esperar da consulta de Neuro-Oftalmologia?

A consulta de Neuro-Oftalmologia é essencial para que as alterações da visão sejam identificadas com precisão e resultem num tratamento adequado e eficaz.

Para isso, é comum a realização de exames complementares de diagnóstico e exames de rotina durante a consulta – seguros e pouco invasivos para o paciente. Alguns poderão incluir a utilização de gotas de dilatação da pupila, pelo que a presença de um acompanhante e de uns óculos de sol (para minimizar a sensibilidade ocular após o exame) podem ser benéficos para uma consulta bem-sucedida.

Para a consulta de Neuro-Oftalmologia, o paciente deve trazer consigo toda a informação que tem ao dispor sobre o seu estado de saúde e exames de diagnóstico, incluindo tomografias e ressonâncias magnéticas. Deverá trazer também a listagem de medicação que faz atualmente – mesmo que não seja oftalmológica – e referir a sua posologia atual (a dosagem, frequência de cada toma e há quanto tempo está sob cada um dos medicamentos).

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de catarata – O que necessita de saber?

A cirurgia de catarata é uma operação rápida, eficaz e destinada ao tratamento da doença de catarata . Atualmente, a cirurgia é a única forma de tratamento possível. A cirurgia de catarata tem avançado muito ao longo dos anos graças à evolução da tecnologia e da preparação do corpo clínico. É uma intervenção com poucos…

Catarata – Conheça os sintomas e como tratar

A catarata é uma doença ocular que deteriora o cristalino do olho, provocando um embaçamento gradual da visão. É uma das principais causas de perda de visão no mundo e é uma doença que está muito associada ao avançar da idade, uma vez que é onde se concentra a sua maior taxa de incidência. Com…

Presbiopia ou vista cansada: causas, sintomas e tratamento

É muito provável que já tenha ouvido alguém queixar-se acerca da ‘vista cansada’. Talvez até já o tenha sentido. Na Oftalmologia, a vista cansada tem um nome clínico chamado presbiopia. A presbiopia é caracterizada pela dificuldade em ver ao perto. A visão perde a capacidade em focar objetos muito próximos. A vista cansada é um…

Cirurgia LASIK: como corrigir a visão?

O LASIK é uma cirurgia aos olhos que permite a correção de erros oculares refrativos, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Os erros refrativos oculares têm impacto na qualidade de vida, levando a uma incapacidade para ver ao longe ou ao perto e criando a dependência do uso óculos ou lentes de contacto para corrigir…