Oftalmologia Pediátrica

O que é a Oftalmologia Pediátrica?

A Oftalmologia Pediátrica é a área da oftalmologia responsável por acompanhar a visão das crianças e prevenir, diagnosticar e/ou tratar possíveis doenças da visão nesta faixa etária.

Com que idade deve ser feita a 1ª consulta de oftalmologia?

Crianças sem quaisquer queixas ou sintomas de comprometimento da visão costumam realizar a sua primeira consulta até aos 3 anos. Também deverá ser antecipada uma consulta de oftalmologia pediátrica antes do período escolar – aos 5/6 anos de idade.
A 1ª consulta é fundamental para manter uma rotina de prevenção e também para evitar possíveis atrasos de diagnóstico, principalmente em doenças da visão que apresentam ausência de sintomas ou queixas para a criança. Quando detetadas atempadamente, algumas das doenças oftalmológicas infantis podem ser corrigidas ou ter o impacto na visão minimizado.

Existem, no entanto, exceções onde a 1ª consulta de oftalmologia pediátrica deve ser antecipada para o 1º ano de vida. São exemplos casos de antecedentes familiares ou suspeita clínica de atrasos no desenvolvimento, infeções ou doenças neurológicas perinatais, catarata infantil, retinoblastoma, glaucoma congénito, entre outras complicações.

Quais são os sintomas ou sinais de alerta de problemas oculares na criança?

Nesta fase inicial da vida, é fundamental manter a vigilância nos comportamentos ou queixas da criança que possam denunciar uma possível doença oftalmológica infantil.

São sintomas comuns de perturbação da visão na infância as dores de cabeça, desinteresse ou dificuldade em pintar, ver televisão, ler ou copiar o que está escrito no quadro (se já estiver em idade escolar), semicerrar os olhos para observar, apresentar os olhos vermelhos ou esfregá-los com frequência.

O que esperar da 1ª consulta de Oftalmologia Pediátrica?

A 1ª consulta de Oftalmologia Infantil tem um propósito de avaliação e acompanhamento da evolução da visão da criança, à medida que vai crescendo e se desenvolvendo. A colaboração dos pais será essencial para que a consulta decorra sem que seja um fator de ansiedade para a criança.

Esta é uma consulta que não deve ser descurada do acompanhamento da saúde do bebé ou da criança, mesmo que complementada com rastreios visuais que decorram em consulta de pediatria ou até mesmo na escola.

O/A oftalmologia irá proceder à medição e avaliação da acuidade visual da criança e aferir se é necessária a utilização de óculos ou se existe alguma suspeita clínica a ser vigiada.

A consulta inclui alguns exames de rotina, todos eles seguros e pouco invasivos para a criança.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

8 Cuidados com a visão em viagem

    Viajar requer alguns cuidados mais memoráveis do que outros. Embora as burocracias de viagem estejam na checklist – quer numas férias, quer numa viagem a trabalho – o cuidado com os olhos não é tão recordado da mesma forma.   As viagens podem apresentar desafios para a saúde ocular, principalmente em diferentes ambientes…

Que tipos de descolamento da retina existem?

  O descolamento da retina é uma emergência oftalmológica que pode levar à perda de visão permanente quando não é tratada de imediato.   Embora se refira globalmente a ‘descolamento da retina’ para descrever os sintomas mais comuns desta condição, existem tipos diferentes que devem ser diagnosticados com precisão para garantir um tratamento eficaz e…

Tipos de daltonismo: sintomas, causas e tratamento

    A deficiência na perceção de cor, mais conhecida como daltonismo, é uma condição genética e, na maioria das vezes, hereditária que ocorre devido à ausência ou mal funcionamento dos cones – as células nos olhos responsáveis pela sensibilidade à cor.   Mas sabia que existe mais do que um tipo de daltonismo? Neste…

Como proteger a visão ao praticar desporto?

  Não existem dúvidas de que a prática desportiva traz benefícios para a saúde física e mental, mas é fundamental não esquecer a proteção dos olhos, um dos órgãos que mais é afetado e alvo de lesões no desporto.   As lesões oculares desportivas podem ser graves, infelizmente, mas a prevenção é sempre a melhor…