Oftalmologia Pediátrica

O que é a Oftalmologia Pediátrica?

A Oftalmologia Pediátrica é a área da oftalmologia responsável por acompanhar a visão das crianças e prevenir, diagnosticar e/ou tratar possíveis doenças da visão nesta faixa etária.

Com que idade deve ser feita a 1ª consulta de oftalmologia?

Crianças sem quaisquer queixas ou sintomas de comprometimento da visão costumam realizar a sua primeira consulta até aos 3 anos. Também deverá ser antecipada uma consulta de oftalmologia pediátrica antes do período escolar – aos 5/6 anos de idade.
A 1ª consulta é fundamental para manter uma rotina de prevenção e também para evitar possíveis atrasos de diagnóstico, principalmente em doenças da visão que apresentam ausência de sintomas ou queixas para a criança. Quando detetadas atempadamente, algumas das doenças oftalmológicas infantis podem ser corrigidas ou ter o impacto na visão minimizado.

Existem, no entanto, exceções onde a 1ª consulta de oftalmologia pediátrica deve ser antecipada para o 1º ano de vida. São exemplos casos de antecedentes familiares ou suspeita clínica de atrasos no desenvolvimento, infeções ou doenças neurológicas perinatais, catarata infantil, retinoblastoma, glaucoma congénito, entre outras complicações.

Quais são os sintomas ou sinais de alerta de problemas oculares na criança?

Nesta fase inicial da vida, é fundamental manter a vigilância nos comportamentos ou queixas da criança que possam denunciar uma possível doença oftalmológica infantil.

São sintomas comuns de perturbação da visão na infância as dores de cabeça, desinteresse ou dificuldade em pintar, ver televisão, ler ou copiar o que está escrito no quadro (se já estiver em idade escolar), semicerrar os olhos para observar, apresentar os olhos vermelhos ou esfregá-los com frequência.

O que esperar da 1ª consulta de Oftalmologia Pediátrica?

A 1ª consulta de Oftalmologia Infantil tem um propósito de avaliação e acompanhamento da evolução da visão da criança, à medida que vai crescendo e se desenvolvendo. A colaboração dos pais será essencial para que a consulta decorra sem que seja um fator de ansiedade para a criança.

Esta é uma consulta que não deve ser descurada do acompanhamento da saúde do bebé ou da criança, mesmo que complementada com rastreios visuais que decorram em consulta de pediatria ou até mesmo na escola.

O/A oftalmologia irá proceder à medição e avaliação da acuidade visual da criança e aferir se é necessária a utilização de óculos ou se existe alguma suspeita clínica a ser vigiada.

A consulta inclui alguns exames de rotina, todos eles seguros e pouco invasivos para a criança.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de correção do estrabismo – O que necessita de saber?

      O estrabismo pode ser uma preocupação persistente e que afeta profundamente a autoestima. Enquanto a correção através de óculos e lentes de contacto costumam ser soluções comuns, a cirurgia de correção do estrabismo pode ser uma opção mais eficaz.   Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que esperar da cirurgia de correção,…

O que acontece à visão quando envelhecemos?

  O envelhecimento procura muitas mudanças naturais no nosso corpo, e os olhos e acuidade visual não são exceção. No entanto, o envelhecimento ocular é um capítulo particularmente significativo nesta mudança.   À medida que envelhecemos, os nossos olhos sofrem algumas alterações que podem impactar a nossa capacidade de ver o mundo ao nosso redor…

Miopia alta: causas, sintomas e tratamento

    A miopia alta é mais do que uma simples dificuldade em ver com nitidez ao longe; é uma condição ocular que merece atenção especial.   Tem uma taxa de prevalência mundial significativa e, estima-se cada vez mais crescente.   Conheça a diferença entre um diagnóstico de miopia e miopia alta, quais os sinais…

Ambliopia: causas, sintomas e tratamento

      A ambliopia – mais conhecida como ‘olho preguiçoso’ – é uma condição oftalmológica que afeta a qualidade da visão de um dos olhos e é frequentemente diagnosticada em crianças.   O sucesso do tratamento para o olho preguiçoso pode depender do tempo – como? Neste artigo, iremos abordar as suas causas, sintomas…