A conjuntivite é uma condição ocular comum que provoca inflamação na membrana transparente que cobre as nossas pálpebras e a superfície branca dos nossos olhos.

 

Esta inflamação pode ser causada por diferentes agentes e leva a uma variedade de sintomas. Embora raramente ameace a visão, pode causar desconforto significativo e interrupções nas atividades diárias.

 

Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de conjuntivite, as suas causas, sintomas específicos e opções de tratamento, oferecendo orientações sobre como prevenir e lidar com esta condição ocular.

car de um menino com os olhos em destaque, um dos olhos vermelho, com um medicamento de gotas a ser colocado no olho inflamado

O que é a conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma camada fina e transparente que cobre a superfície interna das pálpebras e a parte anterior do globo ocular. Pode ser resultado de várias causas, incluindo alergias, infeções virais ou bacterianas e exposição a irritantes químicos.

 

Que tipos de conjuntivite existem?

Existem 3 tipos principais de conjuntivite e todos eles provenientes de causas diferentes. Entender o seu tipo ou causa é fundamental para adequar o respetivo tratamento:

 

  • Conjuntivite viral: Geralmente associada a gripes comuns e é altamente contagiosa.
  • Conjuntivite Bacteriana: Caracterizada por uma secreção ocular purulenta e que, geralmente, é tratada com antibiótico.
  • Conjuntivite Alérgica: Pode ser desencadeada por substâncias como pólen, ácaros ou pelos de animais.

 

Quais são os sintomas da conjuntivite?

5 sintomas comuns da conjuntivite:

  1. Vermelhidão intensa nos olhos;
  2. Comichão persistente;
  3. Secreção aquosa ou purulenta;
  4. Sensação de corpo estranho nos olhos;
  5. Sensibilidade à luz.

 

Quais são os fatores de risco para ter conjuntivite?

Por algumas das tipologias de conjuntivite serem contagiosas, existem alguns fatores de risco que podem predispor mais um paciente a contrair a infeção, tais como o contacto próximo com pessoas infetadas, falta de higiene ocular ou exposição a substâncias irritantes ou alergénios.

 

Como tratar uma conjuntivite?

Como observámos acima, diferentes tipos de conjuntivite requerem intervenções adequadas:

Conjuntivite viral: Geralmente é autolimitada, pelo que a intervenção servirá unicamente para alívio dos sintomas e da reação inflamatória. O/A paciente poderá colocar compressas frias, soro fisiológico fresco ou utilizar alguns colírios de lágrima artificial, quando prescritos.

 

Conjuntivite Bacteriana: Em consulta de Oftalmologia, será prescrita a utilização de antibióticos para eliminar a infeção.

 

Conjuntivite Alérgica: Podem ser utilizados anti-histamínicos ou tratamentos para alívio dos sintomas.

 

É possível prevenir a conjuntivite?

Sendo a conjuntivite contagiosa, na sua generalidade, a melhor forma de prevenção passa por manter uma higiene ocular adequada, proteger os olhos em ambientes propensos a irritação, manter uma distância de segurança com pessoas infetadas (evitar proximidade dos rostos) e evitar também a partilha de objetos pessoais.

 

Embora a conjuntivite seja frequentemente autolimitada e tratável, o nosso corpo clínico de oftalmologistas está ao dispor para ajudar em outras dúvidas ou questões particulares sobre a conjuntivite que necessite esclarecer. Conte connosco.