A visão é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento adequado das crianças. Alguns dos problemas de visão mais comuns nas crianças surgem numa idade precoce, mas nem sempre acompanhados de queixas. Nesta fase, a vigilância é fundamental para prevenir complicações futuras.

 

Mas quais são os sinais de alerta que os pais devem estar atentos? Quando devem recorrer a oftalmologia pediátrica para despiste de problemas de visão? É o que vamos explorar durante este artigo.

probelmas-visao-criancas

A importância da visão nas crianças

Como já referimos, a visão tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. É através dos olhos que elas conhecem e exploram melhor o mundo.

A visão na fase infantil desempenha funções essenciais no rendimento escolar, coordenação motora e interação social. Quando existe um problema de visão não diagnosticado, pode ter um impacto negativo no bem-estar físico e emocional da criança.

 

Quais são os sintomas de problemas de visão mais frequentes?

Embora nem sempre as crianças se queixem – por não associarem o sintoma a um problema ou não terem ainda a capacidade de o comunicar -, existem sinais a que pode estar atento nas primeiras fases de vida.

 

8 sinais comuns de problemas de visão em crianças:

  1. Dificuldade em ver objetos próximos ou distantes;
  2. Esfregar frequentemente os olhos;
  3. Fechar um dos olhos para ver melhor;
  4. Desalinhamento dos olhos;
  5. Lacrimejar com frequência;
  6. Sensibilidade à luz;
  7. Desinteresse em atividades como leitura, pintar ou ver televisão;
  8. Dificuldade em acompanhar objetos em movimento.

Se identificar algum desses sinais no seu filho, é importante marcar uma consulta de oftalmologia pediátrica para que os olhos da criança possam ser avaliados.

 

Exames de despiste para problemas de visão

Nas primeiras fases de vida, é comum que sejam realizados vários testes e rastreios de despiste para problemas de visão e para avaliação da acuidade visual. Um dos mais comuns é realizado nos primeiros meses de vida e que permite identificar possíveis problemas visuais precoces, como estrabismo ou catarata congénita. Ao longo do crescimento, são realizados novos exames de rastreio que podem auxiliar no diagnóstico atempado de problemas de visão.

 

Quais são os fatores de risco para problemas de visão na criança?

Existem alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de a criança vir a desenvolver problemas de visão e que pode ter em consideração.

 

4 Fatores de risco de problemas de visão na criança:

  1. Histórico familiar de doenças oculares;
  2. Prematuridade;
  3. Doenças sistémicas (como diabetes ou doenças cardiovasculares);
  4. Uso prolongado de medicamentos.

 

Como os problemas de visão afetam o desempenho escolar?

É no início do período escolar que a maioria dos pais identifica problemas de visão na criança. As queixas são mais frequentes e os próprios professores conseguem observar e alertar os pais para possíveis dificuldades de leitura, escrita, compreensão do que está escrito no quadro ou numa legenda, desinteresse em atividades visuais e baixo rendimento escolar, no geral.

Embora todos estes comportamentos não sejam exclusivos aos problemas de visão, podem ser bons indicadores de que os olhos da criança devem ser avaliados.

No caso de se confirmar um problema de visão na criança, será fundamental adaptar a rotina escolar à gravidade da doença ocular – por exemplo, colocar a criança numa mesa mais próxima ao quadro, obter mais apoio dos professores na leitura de um exercício, fazer a impressão de gravuras maiores para a criança pintar, entre outros métodos.

 

Exame oftalmológico completo nas crianças

Independentemente de a criança manifestar queixas na visão ou não, é importante que o oftalmologista faça parte da sua rotina de saúde, tal como em outras especialidades.

Um oftalmologista pediátrico fará um exame oftalmológico completo para avaliar a acuidade visual, possíveis erros refrativos ou desalinhamento ocular. Caso seja identificado algum problema visual na criança, o oftalmologista poderá intervir com o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de óculos ou, em casos mais graves e que assim o justifiquem, intervenção cirúrgica.

Identificar sinais de problemas de visão nas crianças é um passo fundamental para garantir a saúde e crescimento dos seus filhos.

O nosso corpo clínico de oftalmologia faz acompanhamento pediátrico e está ao dispor para o/a assistir em caso de dúvidas e outras questões particulares que necessite de esclarecer. Conte com a nossa equipa!