Com a chegada dos dias marcados por vento, frio e baixa humidade, é fundamental adotar cuidados de proteção da pele para o inverno. Esta é uma das épocas que mais tem impacto na saúde da pele, deixando o tecido cutâneo vulnerável e seco.

Quando não cuidada, a pele fica desidratada, mais áspera e sensível, propensa a lesões como irritações ou, em casos mais extremos, frieiras.

É fundamental manter uma rotina de cuidados diária e adaptada às estações do ano. Para esta época mais fria, partilhamos 8 dicas de proteção da pele para o inverno.

1. Hidrate a pele 2 vezes por dia
A hidratação da pele é um dos passos mais importantes para prevenir a perda de água, cuidar da barreira de proteção cutânea e protegê-la das agressões provocadas pelo frio.

Sendo a pele do rosto a mais exposta ao vento e frio, esta deve merecer cuidados especiais, como a aplicação de um creme hidratante 2 vezes por dia – de manhã e à noite, por exemplo. O creme hidratante deverá ser adequado ao seu tipo de pele – seca, oleosa, mista, atópica ou sensível.

 

2. Hidrate os lábios e contorno dos olhos
Os lábios e o contorno dos olhos são duas regiões onde a pele, por ser mais fina e sensível, necessita de cuidados redobrados – mas frequentemente é esquecida.

Para o clima mais frio – que resulta em mais agressões nestas regiões, deixando o contorno dos olhos mais irritado e os lábios gretados ou com cieiro – é recomendada a aplicação de um creme para o contorno de olhos (poderá aplicar de manhã e à noite) e de um bálsamo labial para manter a hidratação dos lábios e protegê-los contra o frio e a baixa humidade.

 

3. Cuide das extremidades da pele
As mãos, joelhos e cotovelos são áreas do corpo que produzem menos sebo, têm uma pele mais fina e, por isso, são também mais propensas a sofrer agressões e a ficarem desidratadas e secas por causa do frio.

Durante a sua rotina de cuidados de pele, não descure estas regiões. Aplique um creme hidratante corporal, com especial atenção para os joelhos e cotovelos, e mantenha um creme de mãos por perto para ir aplicando durante o dia (especialmente se enxaguar regularmente as mãos).

 

4. Use protetor solar
Sim, mesmo no inverno! Embora a radiação UVB seja mais intensa no verão – e a principal causadora dos escaldões e queimaduras – a radiação UVA é igualmente importante e provoca o envelhecimento precoce da pele e o aumento do risco de melanoma. Ao contrário dos raios UVB, os raios UVA mantém-se intensos durante o ano inteiro, pelo que a aplicação diária do protetor solar deve estar incluída, também, no inverno (mesmo em dias nublados).

Pelo seu efeito hidratante, poderá aplicar o protetor solar no lugar do creme hidratante na rotina da manhã, por exemplo. Privilegie sempre o FPS 30 ou superior.

 

5. Cuidados de banho
O momento do banho pode ser um aliado na hidratação extra da sua pele e para prepara-la para o frio. Embora seja tentador tomar banhos com água muito quente durante o inverno, privilegie duches rápidos com água morna para evitar danos à camada protetora da pele.

Nos 10 minutos após o banho, aproveite para aplicar a sua rotina de cuidados e hidratação da pele. O calor e vapor da água dilatam os poros, permitindo uma maior absorção de qualquer creme que aplique.

 

6. Garanta o seu aporte hídrico diário
O inverno tende a diminuir a sensação de sede, mas é essencial que mantenha o seu aporte hídrico diário. Beba 1,5L de água por dia, que podem ser consumidos através de chás sem açúcar, sopas e caldos.

A hidratação ajuda a garantir o bom funcionamento do organismo e a preservar a hidratação e a integridade da pele, evitando que o tecido cutâneo seque e escame.

 

7. Agasalhe-se para o inverno
Não podemos deixar de reforçar a importância de proteger a pele do exterior através de agasalho: múltiplas camadas de roupa, cachecóis, gorros e luvas – algumas já com opções compatíveis com ecrã touch, para que não tenha de as tirar para utilizar o seu telemóvel (e manter as mãos protegidas!).

 

8. Consulte o seu dermatologista
A consulta de dermatologia é fundamental para fazer um acompanhamento regular do estado da pele ao longo do ano. Manter um plano de consultas de dermatologia regular poderá antecipar eventuais queixas ou sinais e adequar um tratamento ou rotina de cuidados às necessidades específicas da sua pele.

Preparado/a para inverno? Prepare a sua pele também com uma rotina de cuidados reforçada e desfrute dos dias mais frescos. Caso tenha outras dúvidas ou questões particulares que gostasse de esclarecer, o nosso corpo clínico de Dermatologistas está ao dispor para o/a ajudar.