O que é a Neuro-Oftalmologia?
A Neuro-Oftalmologia é uma subespecialidade da Oftalmologia que diagnostica, trata e acompanha perturbações da visão causadas por alterações no sistema nervoso ou consequentes de doenças neurológicas.
Quando marcar uma consulta de neuro-oftalmologia?
A consulta de neuro-oftalmologia deve ser considerada em casos de suspeita clínica de que a visão ficou comprometida em consequência de doenças relacionadas ao nervo ótico ou no surgimento de sintomas, sendo os sinais de alteração neuro-oftalmológica mais comuns a perda de visão súbita, alterações na pupila ou na movimentação ocular ou até visão dupla.
O que esperar da consulta de Neuro-Oftalmologia?
A consulta de Neuro-Oftalmologia é essencial para que as alterações da visão sejam identificadas com precisão e resultem num tratamento adequado e eficaz.
Para isso, é comum a realização de exames complementares de diagnóstico e exames de rotina durante a consulta – seguros e pouco invasivos para o paciente. Alguns poderão incluir a utilização de gotas de dilatação da pupila, pelo que a presença de um acompanhante e de uns óculos de sol (para minimizar a sensibilidade ocular após o exame) podem ser benéficos para uma consulta bem-sucedida.
Para a consulta de Neuro-Oftalmologia, o paciente deve trazer consigo toda a informação que tem ao dispor sobre o seu estado de saúde e exames de diagnóstico, incluindo tomografias e ressonâncias magnéticas. Deverá trazer também a listagem de medicação que faz atualmente – mesmo que não seja oftalmológica – e referir a sua posologia atual (a dosagem, frequência de cada toma e há quanto tempo está sob cada um dos medicamentos).