A cirurgia de catarata é, a par da cirurgia LASIK, uma das operações de tratamento à catarata mais realizadas no mundo, mas pode parecer intimidante e levantar muitas dúvidas sobre o procedimento.

 

Esta operação é a solução para quem perdeu qualidade de vida devido à visão turva, um dos sintomas mais comuns de catarata. Mas qual é a taxa de sucesso? Pode fazer uma cirurgia de catarata? É dolorosa? E que cuidados deve ter no pós-operatório?

 

Estas são algumas das questões mais frequentes sobre cirurgia de catarata e que vamos esclarecer neste artigo.

aparelho de cirurgia a catarata em ambiente de bloco operatório com cirurgião equipado de costas

Posso fazer uma cirurgia de catarata?

Geralmente, a cirurgia de catarata é considerada quando a qualidade de vida do paciente já se encontra comprometida. Este impacto pode manifestar-se de várias formas, incluindo a dificuldade em ler, conduzir ou até identificar expressões faciais.

Na consulta de oftalmologia, o seu oftalmologista irá fazer uma avaliação profunda que inclui exames de acuidade visual e discussão sobre as suas atividades diárias e necessidades, o que ajudará a determinar o momento certo para a cirurgia e despistar eventuais fatores de risco. Esta será a ocasião ideal para esclarecer quaisquer dúvidas particulares que tenha em relação à sua cirurgia.

 

A cirurgia de catarata é segura?

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes em oftalmologia, com uma taxa de sucesso superior a 95%. A evolução tecnológica tem permitido que os procedimentos cirúrgicos sejam significativamente mais simples e minimamente invasivos.

Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem certas condições que podem tornar um paciente menos elegível para o procedimento.

 

3 Fatores de risco da cirurgia de catarata:

  1. Doenças oculares graves, como uveíte ativa, glaucoma não controlado ou doenças da retina (como a degeneração macular avançada);
  2. Doenças sistémicas não controladas, como diabetes ou hipertensão;
  3. O uso de determinados medicamentos que aumentam o risco de hemorragia.

Por essa razão, é fundamental selecionar uma clínica de oftalmologia da confiança do paciente, com uma avaliação completa para determinar se estas ou outras condições afetam a sua elegibilidade para a cirurgia de catarata.

 

Sou muito novo/a para fazer uma cirurgia de catarata?

Embora a doença de catarata seja mais comum em pessoas idosas, esta condição não escolhe idades. A catarata pode ocorrer em qualquer idade, inclusive recém-nascidos (catarata congénita). Além disso, o nosso estilo de vida atual tem, infelizmente, aumentado a prevalência desta condição em pessoas mais jovens.

Não existe uma idade mínima para fazer uma cirurgia de catarata; o critério para a cirurgia baseia-se na medida em que a catarata afeta a qualidade de vida e da visão, independentemente da idade do paciente. Jovens e até crianças podem ser candidatos à cirurgia de catarata se esta apresentar uma barreira significativa à visão e ao desenvolvimento normal.

 

Como é realizada a cirurgia de catarata?

A cirurgia é realizada sob anestesia local através do uso de um colírio anestésico para minimizar o desconforto. O processo envolve a remoção do cristalino opaco e, na maioria dos casos, a substituição por uma lente intraocular artificial.

 

Quanto tempo demora a cirurgia de catarata?

A cirurgia é rápida, segura a eficaz, demorando, por norma, entre 20 a 30 minutos para cada olho tratado. No entanto, o tempo pode variar consoante o grau de gravidade.

 

A cirurgia de correção da visão é dolorosa?

Como referimos anteriormente, a cirurgia de catarata é realizada com anestesia tópica, o que significa que o olho fica ‘adormecido’ e, por isso, não sente qualquer dor.

Alguns pacientes relatam sentir uma ligeira pressão ou desconforto durante a cirurgia, mas nunca dor.

É fundamental garantir que o/a paciente se sente confortável e esclarecido/a antes, durante e após o procedimento, transmitindo segurança e reforçando a tranquilidade.

 

A cirurgia de catarata pode ser feita em ambos os olhos ao mesmo tempo?

Normalmente, a cirurgia é realizada em um olho de cada vez, com um intervalo de algumas semanas entre as intervenções. Isto permite a recuperação adequada do olho operado e a avaliação dos resultados antes de proceder para o segundo.

 

Quais são os riscos da cirurgia de catarata?

Como em qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de catarata poderá incorrer alguns riscos ou complicações possíveis. No entanto, estas complicações acontecem em menos de 1% dos casos.

Essas complicações mais graves, embora raras, incluem infeção ocular, hemorragia ou deslocação da lente. No entanto, com um bom acompanhamento oftalmológico e seguindo todas as instruções pré e pós-operatórias, a maioria dos pacientes experimenta resultados positivos e satisfatórios, sem complicações.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns da cirurgia de catarata são visão embaçada, vista seca, sensibilidade à luz e halos ao redor das luzes. Geralmente, estes sintomas desaparecem alguns dias após a operação – não obstante haver a necessidade de informar o/a seu/sua oftalmologista.

 

Quais são os cuidados pós-operatórios?

Após a cirurgia, o paciente deve seguir as instruções do oftalmologista-cirurgião cuidadosamente. Essas instruções poderão incluir o uso de colírios para prevenir infeções e inflamações, bem como evitar esforços físicos intensos e a exposição direta aos raios solares sem proteção adequada.

A maioria dos pacientes experimenta uma rápida recuperação da visão após a cirurgia, mas os efeitos totais da recuperação podem levar algumas semanas a surgirem completamente.

 

Quando poderei retomar as minhas atividades normais?

A maioria dos pacientes pode retomar as suas atividades diárias – como trabalhar ou conduzir – alguns dias após a cirurgia.

No entanto, o tempo de recuperação total vai variar de paciente para paciente, dependendo de vários fatores, entre eles o histórico de saúde ocular, a gravidade da catarata e o cumprimento rigoroso dos cuidados no pré e pós-operatório.

É recomendado evitar a prática de exercício físico intenso ou de impacto durante, no mínimo, uma semana após a cirurgia de catarata e evitar idas à piscina ou ao mar durante algumas semanas para reduzir quaisquer riscos de infeção. Atividades como ler ou usar o telemóvel devem ser retomadas gradualmente, conforme a evolução da recuperação e as indicações do seu oftalmologista.

 

Posso voltar a ter cataratas após a cirurgia?

A cirurgia de catarata é eficaz e permanente. As lentes intraoculares são projetadas para durar a vida toda e para que desfrute de uma visão mais nítida sem receios.

Ao considerar a cirurgia de catarata, é fundamental uma avaliação individualizada, que leve em conta não apenas a condição ocular, mas também a saúde geral e o estilo de vida do paciente.

 

Conte com o nosso corpo clínico de excelência, com mais de 30 anos de experiência em cirurgia de catarata, para esclarecer todas as suas dúvidas e outras questões particulares. A nossa equipa está disponível para o/a ajudar a tomar uma decisão informada e segura.