É muito provável que já tenha ouvido alguém queixar-se acerca da ‘vista cansada’. Talvez até já o tenha sentido. Na Oftalmologia, a vista cansada tem um nome clínico chamado presbiopia.

A presbiopia é caracterizada pela dificuldade em ver ao perto. A visão perde a capacidade em focar objetos muito próximos.

A vista cansada é um processo natural e praticamente inevitável do envelhecimento – mais cedo ou mais tarde, toda a população irá desenvolver presbiopia – mas pode ter impacto na qualidade de vida e na produtividade. O afastamento do foco é apenas uma solução temporária e outras medidas de correção terão de intervir para melhorar este defeito ocular.

Quais são os sintomas da presbiopia?

Um dos sinais mais comuns da presbiopia é a necessidade de afastar os objetos para os ver com mais nitidez. Alguns exemplos: afastar o telemóvel para ler uma mensagem, a folha para ler o que está escrito no documento ou a embalagem para ler melhor o rótulo.

Mas existem outros sintomas como dores de cabeça, fadiga ocular ou fotossensibilidade.

Uma pessoa com a vista cansada queixa-se frequentemente do desconforto em focar-se em atividades que exijam grande esforço ocular e sente a visão desfocada ou turva depois de longos períodos de exposição ao ecrã do computador ou telemóvel.

Uma vez que a vista cansada surge de forma gradual e subtil, a maioria dos pacientes só nota os sintomas quando já estão numa fase muito evidenciada.

 

Quais são as causas da presbiopia?

A presbiopia é uma causa natural do processo de envelhecimento, tendendo a surgir em pessoas a partir dos 40 anos, quer tenham uma visão previamente saudável ou não (poderá surgir, inclusivamente, em pessoas com miopia). A vista cansada surge pelo espessamento gradual e perda da elasticidade da lente natural do olho.

 

Existe tratamento para a vista cansada?

A presbiopia deve ser diagnosticada em consulta de Oftalmologia para que se possa avaliar a evolução do defeito ocular e adequar o tratamento. A correção mais comum da presbiopia é feita através do uso de óculos ou lentes de contacto.

A vista cansada pode também ser corrigida através de cirurgia com um implante intracorneano, mas apenas o/a Oftalmologista poderá indicar se a sua visão reúne todas as condições para avançar com o procedimento.

 

É possível prevenir a presbiopia?

Embora a presbiopia não possa ser prevenida, existem fatores que poderão retardar o surgimento dos sintomas de vista cansada, como uma rotina de consultas de Oftalmologia regulares (onde existe um cuidado frequente da visão e qualquer diagnóstico poderá ser atempado), fazer várias pausas do ecrãs ao longo do dia e concentrar o foco da visão em objetos distantes da secretária, manter a graduação dos óculos atualizada e ler sempre em espaços bem iluminados.