Miopia

O que é a Miopia?

Miopia é um defeito refrativo do globo ocular com impacto na capacidade de focagem da luz à frente da retina, deixando a visão ao longe comprometida.

Apesar de observar nitidamente objetos próximos, uma pessoa com Miopia terá dificuldade em os ver numa longa distância.

A Miopia pode ser classificada com diferentes graus, desde a Miopia Ligeira (até 3 dioptrias), à Miopia Alta (superior a 6 dioptrias). No último caso, este problema ocular tem um grande impacto na qualidade de vida.

Quais são os sinais de Miopia?

O sinal mais comum de Miopia é a dificuldade em ver ao longe. A falta de nitidez a longa distância pode resultar na necessidade em semicerrar os olhos para enxergar melhor o objeto ou imagem. Outros sintomas comuns serão a fadiga ocular e dores de cabeça.

Na infância, a Miopia Infantil costuma mostrar os seus primeiros sinais na fase escolar, em que a criança pode ter dificuldade em ver o que está escrito no quadro, mas ler o manual com total nitidez. Nestes casos, uma consulta de Oftalmologia Infantil pode ajudar no despiste desta irregularidade ocular.

Quais são as causas da Miopia?

Atualmente, as causas da Miopia ainda não são claras, mas os antecedentes familiares de Miopia aumentam bastante a probabilidade de vir a desenvolvê-la.

Este problema de visão pode surgir em qualquer fase da vida, tendo tendência para piorar com a idade.

Miopia Degenerativa

Embora a maioria dos casos de Miopia sejam saudáveis, existe uma pequena percentagem de casos de Miopia degenerativa – também conhecida como Miopia Progressiva – onde as complicações são mais graves e causadoras de cegueira.

Geralmente, a Miopia Degenerativa está acompanhada de outras lesões oculares e são sempre diagnosticadas e acompanhadas de perto pelo/a Oftalmologista

A Miopia tem cura?

Após a avaliação do/a Oftalmologista através de equipamentos de diagnóstico, a Miopia pode ser corrigida através do uso de óculos ou lentes de contacto. No caso de a Miopia estar estabilizada e de o portador de Miopia ter mais de 20 de anos, uma cirurgia a laser também pode ser prescrita para a correção definitiva desta condição. A avaliação é sempre individualizada e indicada pelo/a Oftalmologista.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de correção do estrabismo – O que necessita de saber?

      O estrabismo pode ser uma preocupação persistente e que afeta profundamente a autoestima. Enquanto a correção através de óculos e lentes de contacto costumam ser soluções comuns, a cirurgia de correção do estrabismo pode ser uma opção mais eficaz.   Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que esperar da cirurgia de correção,…

O que acontece à visão quando envelhecemos?

  O envelhecimento procura muitas mudanças naturais no nosso corpo, e os olhos e acuidade visual não são exceção. No entanto, o envelhecimento ocular é um capítulo particularmente significativo nesta mudança.   À medida que envelhecemos, os nossos olhos sofrem algumas alterações que podem impactar a nossa capacidade de ver o mundo ao nosso redor…

Miopia alta: causas, sintomas e tratamento

    A miopia alta é mais do que uma simples dificuldade em ver com nitidez ao longe; é uma condição ocular que merece atenção especial.   Tem uma taxa de prevalência mundial significativa e, estima-se cada vez mais crescente.   Conheça a diferença entre um diagnóstico de miopia e miopia alta, quais os sinais…

Ambliopia: causas, sintomas e tratamento

      A ambliopia – mais conhecida como ‘olho preguiçoso’ – é uma condição oftalmológica que afeta a qualidade da visão de um dos olhos e é frequentemente diagnosticada em crianças.   O sucesso do tratamento para o olho preguiçoso pode depender do tempo – como? Neste artigo, iremos abordar as suas causas, sintomas…