Estrabismo

O que é o Estrabismo?

O Estrabismo é uma irregularidade na função dos músculos oculares que provoca o desalinhamento dos olhos na vertical, horizontal, torsional ou em eixo complexo.

Este problema de visão tem como consequências a perda de acuidade visual, diminuição da visão em profundidade e tem impacto na autoestima dos pacientes.

Classifica-se como esotropia quando o olho se desalinha para o interior e exotropia quando o olho se desalinha para o exterior.

Quais são os sinais de Estrabismo?

O sinal mais claro e comum de Estrabismo é a ausência de paralelismo no olhar, uma vez que o olho desalinhado é incapaz de se movimentar para o eixo em que está a focar. O desalinhamento pode ser bastante evidente, mas também existem casos onde o Estrabismo é muito discreto – nestes casos, a vigilância é fundamental, principalmente em crianças.

Quais são as causas do Estrabismo?

O Estrabismo pode ser causado por defeitos dos nervos cranianos ou na própria musculação ótica.

Este problema de visão pode surgir à nascença ou ser desenvolvido durante a infância, mas também existem casos de Estrabismo que se desenvolvem já na idade adulta. Pessoas com defeitos refrativos como a Hipermetropia, Miopia ou Astigmatismo podem desencadear o Estrabismo como mecanismo compensatório da visão.

Nem sempre é possível aferir a causa do Estrabismo, mas alguns fatores que risco são a Diabetes, Doenças Neurológicas, lesões ou traumatismo craniano, defeitos refrativos não corrigidos e perda de visão não acompanhada.

O Estrabismo tem cura?

O Estrabismo pode ser corrigido através do uso de óculos ou lentes de contacto. Em determinadas condições – aferidas pelo/a Oftalmologista – o Estrabismo pode ser corrigido através de cirurgia.

No caso de crianças, o diagnóstico atempado de Estrabismo pode fazer a diferença, uma vez que só durante a infância é que é possível recuperar a acuidade visual impactada por esta doença. O tratamento é um treino do olho desalinhado para que se movimente em direção ao eixo de foco. A criança recebe um penso para oclusão do olho sem Estrabismo, forçando o olho desalinhado a fixar a imagem e os objetos, corrigindo, assim, o desvio.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de Catarata – Dúvidas frequentes

A cirurgia de catarata é, a par da cirurgia LASIK, uma das operações de tratamento à catarata mais realizadas no mundo, mas pode parecer intimidante e levantar muitas dúvidas sobre o procedimento.   Esta operação é a solução para quem perdeu qualidade de vida devido à visão turva, um dos sintomas mais comuns de catarata.…

Blefarite: causas, sintomas e tratamento

    A blefarite é uma condição oftalmológica muito mais comum do que imagina, mas também bastante mal compreendida ou ignorada por quem sofre dela.   Desconfortável e persistente, é fundamental compreender as causas, sintomas e opções de tratamento da blefarite, sendo o primeiro passo para gerir eficazmente esta condição.   Descubra tudo o que…

Quando devo levar o meu filho à primeira consulta de oftalmologia pediátrica?

A saúde ocular das crianças é de extrema importância para garantir um desenvolvimento visual adequado. Um dos principais desafios na oftalmologia pediátrica é sabermos que, muitas vezes, os problemas oculares passam despercebidos por as crianças ainda não conseguirem expressar concretamente as suas dificuldades visuais ou até achá-las normais.   Esta é uma das razões pelas…

Esfregar os olhos faz mal?

  De todos os gestos que fazemos inconscientemente no quotidiano, talvez um dos mais nocivos seja esfregar os olhos.   Esfregar os olhos pode causar danos significativos à visão. Pela presença recorrente de bactérias nas nossas mãos e até mesmo pela força com que se esfregam os olhos, podem causar lesões e infeções com impacto…