Estrabismo

O que é o Estrabismo?

O Estrabismo é uma irregularidade na função dos músculos oculares que provoca o desalinhamento dos olhos na vertical, horizontal, torsional ou em eixo complexo.

Este problema de visão tem como consequências a perda de acuidade visual, diminuição da visão em profundidade e tem impacto na autoestima dos pacientes.

Classifica-se como esotropia quando o olho se desalinha para o interior e exotropia quando o olho se desalinha para o exterior.

Quais são os sinais de Estrabismo?

O sinal mais claro e comum de Estrabismo é a ausência de paralelismo no olhar, uma vez que o olho desalinhado é incapaz de se movimentar para o eixo em que está a focar. O desalinhamento pode ser bastante evidente, mas também existem casos onde o Estrabismo é muito discreto – nestes casos, a vigilância é fundamental, principalmente em crianças.

Quais são as causas do Estrabismo?

O Estrabismo pode ser causado por defeitos dos nervos cranianos ou na própria musculação ótica.

Este problema de visão pode surgir à nascença ou ser desenvolvido durante a infância, mas também existem casos de Estrabismo que se desenvolvem já na idade adulta. Pessoas com defeitos refrativos como a Hipermetropia, Miopia ou Astigmatismo podem desencadear o Estrabismo como mecanismo compensatório da visão.

Nem sempre é possível aferir a causa do Estrabismo, mas alguns fatores que risco são a Diabetes, Doenças Neurológicas, lesões ou traumatismo craniano, defeitos refrativos não corrigidos e perda de visão não acompanhada.

O Estrabismo tem cura?

O Estrabismo pode ser corrigido através do uso de óculos ou lentes de contacto. Em determinadas condições – aferidas pelo/a Oftalmologista – o Estrabismo pode ser corrigido através de cirurgia.

No caso de crianças, o diagnóstico atempado de Estrabismo pode fazer a diferença, uma vez que só durante a infância é que é possível recuperar a acuidade visual impactada por esta doença. O tratamento é um treino do olho desalinhado para que se movimente em direção ao eixo de foco. A criança recebe um penso para oclusão do olho sem Estrabismo, forçando o olho desalinhado a fixar a imagem e os objetos, corrigindo, assim, o desvio.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Astigmatismo: causas, sintomas e tratamento

  O astigmatismo é uma condição oftalmológica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas, apesar de sua prevalência, muitos ainda não compreendem completamente essa anomalia da visão.   Ao contrário de outras doenças refrativas, como a miopia ou a hipermetropia, o astigmatismo não tem uma distância onde o foco se torne mais…

Retinopatia Diabética: causas, sintomas e tratamento

    A retinopatia diabética é uma condição ocular séria que afeta os danos nos vasos sanguíneos da retina em circunstâncias de diabetes descontrolada. É uma das principais causas de cegueira entre a camada mais jovem da população e, embora já exista alguma consciência dos problemas do excesso de açúcar no sangue e as suas…

Como saber se o seu filho tem problemas de visão?

      A visão é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento adequado das crianças. Alguns dos problemas de visão mais comuns nas crianças surgem numa idade precoce, mas nem sempre acompanhados de queixas. Nesta fase, a vigilância é fundamental para prevenir complicações futuras.   Mas quais são os sinais de alerta que…

Lentes com filtro para luz azul – valem a pena?

Com a evolução da tecnologia e as rotinas cada vez mais dependentes da exposição prolongada a ecrãs de computadores, smartphones e tablets, surgiram também novas preocupações sobre os efeitos que a luz emitida por aparelhos eletrónicos pode ter na saúde ocular.   A luz azul tem sido um tema central dessa preocupação e a protagonista…