Estrabismo

O que é o Estrabismo?

O Estrabismo é uma irregularidade na função dos músculos oculares que provoca o desalinhamento dos olhos na vertical, horizontal, torsional ou em eixo complexo.

Este problema de visão tem como consequências a perda de acuidade visual, diminuição da visão em profundidade e tem impacto na autoestima dos pacientes.

Classifica-se como esotropia quando o olho se desalinha para o interior e exotropia quando o olho se desalinha para o exterior.

Quais são os sinais de Estrabismo?

O sinal mais claro e comum de Estrabismo é a ausência de paralelismo no olhar, uma vez que o olho desalinhado é incapaz de se movimentar para o eixo em que está a focar. O desalinhamento pode ser bastante evidente, mas também existem casos onde o Estrabismo é muito discreto – nestes casos, a vigilância é fundamental, principalmente em crianças.

Quais são as causas do Estrabismo?

O Estrabismo pode ser causado por defeitos dos nervos cranianos ou na própria musculação ótica.

Este problema de visão pode surgir à nascença ou ser desenvolvido durante a infância, mas também existem casos de Estrabismo que se desenvolvem já na idade adulta. Pessoas com defeitos refrativos como a Hipermetropia, Miopia ou Astigmatismo podem desencadear o Estrabismo como mecanismo compensatório da visão.

Nem sempre é possível aferir a causa do Estrabismo, mas alguns fatores que risco são a Diabetes, Doenças Neurológicas, lesões ou traumatismo craniano, defeitos refrativos não corrigidos e perda de visão não acompanhada.

O Estrabismo tem cura?

O Estrabismo pode ser corrigido através do uso de óculos ou lentes de contacto. Em determinadas condições – aferidas pelo/a Oftalmologista – o Estrabismo pode ser corrigido através de cirurgia.

No caso de crianças, o diagnóstico atempado de Estrabismo pode fazer a diferença, uma vez que só durante a infância é que é possível recuperar a acuidade visual impactada por esta doença. O tratamento é um treino do olho desalinhado para que se movimente em direção ao eixo de foco. A criança recebe um penso para oclusão do olho sem Estrabismo, forçando o olho desalinhado a fixar a imagem e os objetos, corrigindo, assim, o desvio.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de catarata – O que necessita de saber?

A cirurgia de catarata é uma operação rápida, eficaz e destinada ao tratamento da doença de catarata . Atualmente, a cirurgia é a única forma de tratamento possível. A cirurgia de catarata tem avançado muito ao longo dos anos graças à evolução da tecnologia e da preparação do corpo clínico. É uma intervenção com poucos…

Catarata – Conheça os sintomas e como tratar

A catarata é uma doença ocular que deteriora o cristalino do olho, provocando um embaçamento gradual da visão. É uma das principais causas de perda de visão no mundo e é uma doença que está muito associada ao avançar da idade, uma vez que é onde se concentra a sua maior taxa de incidência. Com…

Presbiopia ou vista cansada: causas, sintomas e tratamento

É muito provável que já tenha ouvido alguém queixar-se acerca da ‘vista cansada’. Talvez até já o tenha sentido. Na Oftalmologia, a vista cansada tem um nome clínico chamado presbiopia. A presbiopia é caracterizada pela dificuldade em ver ao perto. A visão perde a capacidade em focar objetos muito próximos. A vista cansada é um…

Cirurgia LASIK: como corrigir a visão?

O LASIK é uma cirurgia aos olhos que permite a correção de erros oculares refrativos, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Os erros refrativos oculares têm impacto na qualidade de vida, levando a uma incapacidade para ver ao longe ou ao perto e criando a dependência do uso óculos ou lentes de contacto para corrigir…