Astigmatismo

O que é o Astigmatismo?

Astigmatismo é um defeito refrativo na curvatura da córnea que provoca o comprometimento da visão ao longe e ao perto. A pessoa com astigmatismo é incapaz de focar a imagem a qualquer distância.

O Astigmatismo pode apresentar-se em duas categorias: regular, em que a córnea apresenta um formato oval ao invés do formato esférico (normativo) ou irregular, em que a superfície da córnea é totalmente irregular (como se tivesse sido lesionada ou ‘amassada’).

Acompanhadas ao Astigmatismo costumam estar outros defeitos da visão, como a miopia e a hipermetropia. A ambliopia – mais conhecida como ‘olho preguiçoso’ – também pode ser muito comum, principalmente em casos com crianças ou adolescentes.

Quais são os sinais de Astigmatismo?

Os sintomas mais comuns de Astigmatismo são a dificuldade em ver com nitidez tanto ao perto quanto ao longe, fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir durante a noite (as luzes dos carros podem apresentar-se com o formato em cruz ou feixe e atrapalhar o campo de visão, por exemplo). A visão dupla também é um sinal comum.

Em crianças, as queixas para Astigmatismo podem ser mais difíceis de detetar, especialmente quando apenas um dos olhos é afetado. É, por isso, essencial manter a vigilância e agir na presença de sinais, como o entortamento de um dos olhos ou aproximar-se muito dos objetos, livros ou televisão. Nesses casos, é benéfico marcar uma consulta de Oftalmologia Pediátrica.

Quais são as causas do Astigmatismo?

Atualmente, as causas do Astigmatismo ainda não são claras, mas existe uma associação prevalente com antecedentes familiares e determinadas lesões no olho. Existe também uma associação muito forte entre o Astigmatismo e o esfregar recorrente dos olhos, pelo que é um comportamento a evitar.

Este é um problema que pode surgir em diferentes fases da vida, tendo alguma incidência na infância e pré-adolescência.

Através de uma consulta de Oftalmologia, o Astigmatismo pode ser diagnosticado com equipamentos de deteção semelhantes aos da miopia e hipermetropia.

O Astigmatismo tem cura?

A correção do Astigmatismo costuma ser efetuada através da utilização de óculos ou de lentes de contacto. Sob determinadas condições, avaliadas e indicadas pelo/a Oftalmologista o Astigmatismo também pode ser tratado definitivamente através de cirurgia a laser.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de catarata – O que necessita de saber?

A cirurgia de catarata é uma operação rápida, eficaz e destinada ao tratamento da doença de catarata . Atualmente, a cirurgia é a única forma de tratamento possível. A cirurgia de catarata tem avançado muito ao longo dos anos graças à evolução da tecnologia e da preparação do corpo clínico. É uma intervenção com poucos…

Catarata – Conheça os sintomas e como tratar

A catarata é uma doença ocular que deteriora o cristalino do olho, provocando um embaçamento gradual da visão. É uma das principais causas de perda de visão no mundo e é uma doença que está muito associada ao avançar da idade, uma vez que é onde se concentra a sua maior taxa de incidência. Com…

Presbiopia ou vista cansada: causas, sintomas e tratamento

É muito provável que já tenha ouvido alguém queixar-se acerca da ‘vista cansada’. Talvez até já o tenha sentido. Na Oftalmologia, a vista cansada tem um nome clínico chamado presbiopia. A presbiopia é caracterizada pela dificuldade em ver ao perto. A visão perde a capacidade em focar objetos muito próximos. A vista cansada é um…

Cirurgia LASIK: como corrigir a visão?

O LASIK é uma cirurgia aos olhos que permite a correção de erros oculares refrativos, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Os erros refrativos oculares têm impacto na qualidade de vida, levando a uma incapacidade para ver ao longe ou ao perto e criando a dependência do uso óculos ou lentes de contacto para corrigir…