Astigmatismo

O que é o Astigmatismo?

Astigmatismo é um defeito refrativo na curvatura da córnea que provoca o comprometimento da visão ao longe e ao perto. A pessoa com astigmatismo é incapaz de focar a imagem a qualquer distância.

O Astigmatismo pode apresentar-se em duas categorias: regular, em que a córnea apresenta um formato oval ao invés do formato esférico (normativo) ou irregular, em que a superfície da córnea é totalmente irregular (como se tivesse sido lesionada ou ‘amassada’).

Acompanhadas ao Astigmatismo costumam estar outros defeitos da visão, como a miopia e a hipermetropia. A ambliopia – mais conhecida como ‘olho preguiçoso’ – também pode ser muito comum, principalmente em casos com crianças ou adolescentes.

Quais são os sinais de Astigmatismo?

Os sintomas mais comuns de Astigmatismo são a dificuldade em ver com nitidez tanto ao perto quanto ao longe, fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir durante a noite (as luzes dos carros podem apresentar-se com o formato em cruz ou feixe e atrapalhar o campo de visão, por exemplo). A visão dupla também é um sinal comum.

Em crianças, as queixas para Astigmatismo podem ser mais difíceis de detetar, especialmente quando apenas um dos olhos é afetado. É, por isso, essencial manter a vigilância e agir na presença de sinais, como o entortamento de um dos olhos ou aproximar-se muito dos objetos, livros ou televisão. Nesses casos, é benéfico marcar uma consulta de Oftalmologia Pediátrica.

Quais são as causas do Astigmatismo?

Atualmente, as causas do Astigmatismo ainda não são claras, mas existe uma associação prevalente com antecedentes familiares e determinadas lesões no olho. Existe também uma associação muito forte entre o Astigmatismo e o esfregar recorrente dos olhos, pelo que é um comportamento a evitar.

Este é um problema que pode surgir em diferentes fases da vida, tendo alguma incidência na infância e pré-adolescência.

Através de uma consulta de Oftalmologia, o Astigmatismo pode ser diagnosticado com equipamentos de deteção semelhantes aos da miopia e hipermetropia.

O Astigmatismo tem cura?

A correção do Astigmatismo costuma ser efetuada através da utilização de óculos ou de lentes de contacto. Sob determinadas condições, avaliadas e indicadas pelo/a Oftalmologista o Astigmatismo também pode ser tratado definitivamente através de cirurgia a laser.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Dicas para levar o seu filho ao oftalmologista

Trazer uma criança a uma consulta de oftalmologia pode ser um desafio, principalmente se for a primeira vez.   A ideia de estar num ambiente novo e a necessidade de realizar exames nos olhos que lhes são incomuns podem causar ansiedade tanto para a criança quanto para os pais.   A nossa experiência em consultas…

Como reduzir os tempos de ecrã?

Atualmente, os ecrãs são parte integrante das nossas vidas, seja para trabalho, entretenimento ou comunicação. No entanto, o uso excessivo de dispositivos digitais pode ter consequências significativas para a saúde ocular, incluindo fadiga visual, vista seca, enxaquecas e até perturbações do sono.   Mas os longos períodos em frente ao ecrã vão além da saúde…

8 Cuidados com a visão em viagem

    Viajar requer alguns cuidados mais memoráveis do que outros. Embora as burocracias de viagem estejam na checklist – quer numas férias, quer numa viagem a trabalho – o cuidado com os olhos não é tão recordado da mesma forma.   As viagens podem apresentar desafios para a saúde ocular, principalmente em diferentes ambientes…

Que tipos de descolamento da retina existem?

  O descolamento da retina é uma emergência oftalmológica que pode levar à perda de visão permanente quando não é tratada de imediato.   Embora se refira globalmente a ‘descolamento da retina’ para descrever os sintomas mais comuns desta condição, existem tipos diferentes que devem ser diagnosticados com precisão para garantir um tratamento eficaz e…