Astigmatismo

O que é o Astigmatismo?

Astigmatismo é um defeito refrativo na curvatura da córnea que provoca o comprometimento da visão ao longe e ao perto. A pessoa com astigmatismo é incapaz de focar a imagem a qualquer distância.

O Astigmatismo pode apresentar-se em duas categorias: regular, em que a córnea apresenta um formato oval ao invés do formato esférico (normativo) ou irregular, em que a superfície da córnea é totalmente irregular (como se tivesse sido lesionada ou ‘amassada’).

Acompanhadas ao Astigmatismo costumam estar outros defeitos da visão, como a miopia e a hipermetropia. A ambliopia – mais conhecida como ‘olho preguiçoso’ – também pode ser muito comum, principalmente em casos com crianças ou adolescentes.

Quais são os sinais de Astigmatismo?

Os sintomas mais comuns de Astigmatismo são a dificuldade em ver com nitidez tanto ao perto quanto ao longe, fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir durante a noite (as luzes dos carros podem apresentar-se com o formato em cruz ou feixe e atrapalhar o campo de visão, por exemplo). A visão dupla também é um sinal comum.

Em crianças, as queixas para Astigmatismo podem ser mais difíceis de detetar, especialmente quando apenas um dos olhos é afetado. É, por isso, essencial manter a vigilância e agir na presença de sinais, como o entortamento de um dos olhos ou aproximar-se muito dos objetos, livros ou televisão. Nesses casos, é benéfico marcar uma consulta de Oftalmologia Pediátrica.

Quais são as causas do Astigmatismo?

Atualmente, as causas do Astigmatismo ainda não são claras, mas existe uma associação prevalente com antecedentes familiares e determinadas lesões no olho. Existe também uma associação muito forte entre o Astigmatismo e o esfregar recorrente dos olhos, pelo que é um comportamento a evitar.

Este é um problema que pode surgir em diferentes fases da vida, tendo alguma incidência na infância e pré-adolescência.

Através de uma consulta de Oftalmologia, o Astigmatismo pode ser diagnosticado com equipamentos de deteção semelhantes aos da miopia e hipermetropia.

O Astigmatismo tem cura?

A correção do Astigmatismo costuma ser efetuada através da utilização de óculos ou de lentes de contacto. Sob determinadas condições, avaliadas e indicadas pelo/a Oftalmologista o Astigmatismo também pode ser tratado definitivamente através de cirurgia a laser.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de correção do estrabismo – O que necessita de saber?

      O estrabismo pode ser uma preocupação persistente e que afeta profundamente a autoestima. Enquanto a correção através de óculos e lentes de contacto costumam ser soluções comuns, a cirurgia de correção do estrabismo pode ser uma opção mais eficaz.   Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que esperar da cirurgia de correção,…

O que acontece à visão quando envelhecemos?

  O envelhecimento procura muitas mudanças naturais no nosso corpo, e os olhos e acuidade visual não são exceção. No entanto, o envelhecimento ocular é um capítulo particularmente significativo nesta mudança.   À medida que envelhecemos, os nossos olhos sofrem algumas alterações que podem impactar a nossa capacidade de ver o mundo ao nosso redor…

Miopia alta: causas, sintomas e tratamento

    A miopia alta é mais do que uma simples dificuldade em ver com nitidez ao longe; é uma condição ocular que merece atenção especial.   Tem uma taxa de prevalência mundial significativa e, estima-se cada vez mais crescente.   Conheça a diferença entre um diagnóstico de miopia e miopia alta, quais os sinais…

Ambliopia: causas, sintomas e tratamento

      A ambliopia – mais conhecida como ‘olho preguiçoso’ – é uma condição oftalmológica que afeta a qualidade da visão de um dos olhos e é frequentemente diagnosticada em crianças.   O sucesso do tratamento para o olho preguiçoso pode depender do tempo – como? Neste artigo, iremos abordar as suas causas, sintomas…