Astigmatismo

O que é o Astigmatismo?

Astigmatismo é um defeito refrativo na curvatura da córnea que provoca o comprometimento da visão ao longe e ao perto. A pessoa com astigmatismo é incapaz de focar a imagem a qualquer distância.

O Astigmatismo pode apresentar-se em duas categorias: regular, em que a córnea apresenta um formato oval ao invés do formato esférico (normativo) ou irregular, em que a superfície da córnea é totalmente irregular (como se tivesse sido lesionada ou ‘amassada’).

Acompanhadas ao Astigmatismo costumam estar outros defeitos da visão, como a miopia e a hipermetropia. A ambliopia – mais conhecida como ‘olho preguiçoso’ – também pode ser muito comum, principalmente em casos com crianças ou adolescentes.

Quais são os sinais de Astigmatismo?

Os sintomas mais comuns de Astigmatismo são a dificuldade em ver com nitidez tanto ao perto quanto ao longe, fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir durante a noite (as luzes dos carros podem apresentar-se com o formato em cruz ou feixe e atrapalhar o campo de visão, por exemplo). A visão dupla também é um sinal comum.

Em crianças, as queixas para Astigmatismo podem ser mais difíceis de detetar, especialmente quando apenas um dos olhos é afetado. É, por isso, essencial manter a vigilância e agir na presença de sinais, como o entortamento de um dos olhos ou aproximar-se muito dos objetos, livros ou televisão. Nesses casos, é benéfico marcar uma consulta de Oftalmologia Pediátrica.

Quais são as causas do Astigmatismo?

Atualmente, as causas do Astigmatismo ainda não são claras, mas existe uma associação prevalente com antecedentes familiares e determinadas lesões no olho. Existe também uma associação muito forte entre o Astigmatismo e o esfregar recorrente dos olhos, pelo que é um comportamento a evitar.

Este é um problema que pode surgir em diferentes fases da vida, tendo alguma incidência na infância e pré-adolescência.

Através de uma consulta de Oftalmologia, o Astigmatismo pode ser diagnosticado com equipamentos de deteção semelhantes aos da miopia e hipermetropia.

O Astigmatismo tem cura?

A correção do Astigmatismo costuma ser efetuada através da utilização de óculos ou de lentes de contacto. Sob determinadas condições, avaliadas e indicadas pelo/a Oftalmologista o Astigmatismo também pode ser tratado definitivamente através de cirurgia a laser.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Astigmatismo: causas, sintomas e tratamento

  O astigmatismo é uma condição oftalmológica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas, apesar de sua prevalência, muitos ainda não compreendem completamente essa anomalia da visão.   Ao contrário de outras doenças refrativas, como a miopia ou a hipermetropia, o astigmatismo não tem uma distância onde o foco se torne mais…

Retinopatia Diabética: causas, sintomas e tratamento

    A retinopatia diabética é uma condição ocular séria que afeta os danos nos vasos sanguíneos da retina em circunstâncias de diabetes descontrolada. É uma das principais causas de cegueira entre a camada mais jovem da população e, embora já exista alguma consciência dos problemas do excesso de açúcar no sangue e as suas…

Como saber se o seu filho tem problemas de visão?

      A visão é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento adequado das crianças. Alguns dos problemas de visão mais comuns nas crianças surgem numa idade precoce, mas nem sempre acompanhados de queixas. Nesta fase, a vigilância é fundamental para prevenir complicações futuras.   Mas quais são os sinais de alerta que…

Lentes com filtro para luz azul – valem a pena?

Com a evolução da tecnologia e as rotinas cada vez mais dependentes da exposição prolongada a ecrãs de computadores, smartphones e tablets, surgiram também novas preocupações sobre os efeitos que a luz emitida por aparelhos eletrónicos pode ter na saúde ocular.   A luz azul tem sido um tema central dessa preocupação e a protagonista…