Glaucoma

O que é o Glaucoma?

O Glaucoma é uma doença ocular que provoca a danificação do nervo ótico, resultando na perda progressiva de visão ao longo do tempo.

A presença do Glaucoma pode ser muito silenciosa, fazendo com que o paciente se mantenha assintomático até uma fase muito avançada da doença. É também esta a razão pela qual uma grande percentagem dos casos de cegueira resulta do Glaucoma.

Manter a vigilância e uma rotina de acompanhamento da visão torna-se, por isso, fundamental, principalmente a partir dos 35 anos, onde o Glaucoma começa a ter mais incidência. A consulta de rotina de Oftalmologia pode fazer a diferença para que o diagnóstico seja atempado e o tratamento eficaz.

O Glaucoma pode ser classificado em quatro categorias: Glaucoma de Ângulo Aberto (o mais comum), Glaucoma de Ângulo Fechado (muito associado à pressão intraocular, provocando crises súbitas e dores agudas, geralmente, num dos olhos), Glaucoma Congénito (hereditário e desenvolvido durante a gravidez. A intervenção deve ser imediata e uma consulta de Oftalmologia Pediátrica deve ser antecipada para o 1º ano de vida, com o objetivo de acompanhar a evolução da doença oftálmica) e Glaucoma Secundário (quando a doença deriva de uma outra patologia, não necessariamente oftálmica).

Quais são os sinais de Glaucoma?

O Glaucoma surge, em muitos casos, de forma assintomática até o diagnóstico já estar numa fase muito avançada, mas alguns sintomas mais comuns de Glaucoma são dores agudas nos olhos – ou em apenas um dos olhos -, dores de cabeça, perdas repentinas de visão, perdas de visão periférica ou lateral, olhos vermelhos e inchados, náuseas e sensibilidade à luz (fotofobia).

Quais são as causas do Glaucoma?

Embora a causa do surgimento de Glaucoma seja desconhecida, esta doença da visão está, muitas vezes, associada à pressão intraocular. No entanto, já existem diagnósticos de pacientes de Glaucoma cujos valores da pressão intraocular se mantiveram sem alterações.

Alguns fatores de risco que aumentam a possibilidade de vir a desenvolver Glaucoma são lesões oculares, utilização prolongada de corticosteroides, diagnóstico de Diabetes, casos de Miopia Alta e a progressão natural da idade – a partir dos 35 anos, será importante manter a vigilância e o despiste do Glaucoma em consulta de rotina de Oftalmologia.

O Glaucoma tem cura?

O Glaucoma não tem cura, mas é possível controlar e estabilizar a pressão intraocular através de medicação para que a doença não evolua e a visão não fique mais comprometida.
Dependendo de determinados fatores e condições, sempre avaliados pelo/a Oftalmologista, alguns casos de Glaucoma podem justificar um tratamento cirúrgico a laser.
O controlo do estilo de vida e dos respetivos fatores de risco, como o controlo da Diabetes por exemplo, também podem ajudar a retardar os efeitos da doença.

O tratamento do Glaucoma deverá ser sempre individualizado e indicado pelo/a Oftalmologista, de forma a garantir uma intervenção personalizada e eficaz.

Corpo clínico de oftalmologia
Artigos de oftalmologia

Cirurgia de Catarata – Dúvidas frequentes

A cirurgia de catarata é, a par da cirurgia LASIK, uma das operações de tratamento à catarata mais realizadas no mundo, mas pode parecer intimidante e levantar muitas dúvidas sobre o procedimento.   Esta operação é a solução para quem perdeu qualidade de vida devido à visão turva, um dos sintomas mais comuns de catarata.…

Blefarite: causas, sintomas e tratamento

    A blefarite é uma condição oftalmológica muito mais comum do que imagina, mas também bastante mal compreendida ou ignorada por quem sofre dela.   Desconfortável e persistente, é fundamental compreender as causas, sintomas e opções de tratamento da blefarite, sendo o primeiro passo para gerir eficazmente esta condição.   Descubra tudo o que…

Quando devo levar o meu filho à primeira consulta de oftalmologia pediátrica?

A saúde ocular das crianças é de extrema importância para garantir um desenvolvimento visual adequado. Um dos principais desafios na oftalmologia pediátrica é sabermos que, muitas vezes, os problemas oculares passam despercebidos por as crianças ainda não conseguirem expressar concretamente as suas dificuldades visuais ou até achá-las normais.   Esta é uma das razões pelas…

Esfregar os olhos faz mal?

  De todos os gestos que fazemos inconscientemente no quotidiano, talvez um dos mais nocivos seja esfregar os olhos.   Esfregar os olhos pode causar danos significativos à visão. Pela presença recorrente de bactérias nas nossas mãos e até mesmo pela força com que se esfregam os olhos, podem causar lesões e infeções com impacto…