Os dias ficam maiores e o entusiasmo pelas atividades ao ar livre cresce: a chegada do verão traz as tão esperadas férias e os dias de praia ou à beira da piscina. E embora este momento de despreocupação e relaxamento sejam fundamentais para o bem-estar, é importante lembrar que os nossos olhos necessitam de cuidados especiais nesta época do ano.

 

A exposição prolongada ao sol e o contacto com a água podem trazer consequências para a saúde ocular. Mas para que possa desfrutar dos dias soalheiros enquanto cuida dos seus olhos, preparámos um guia completo com dicas úteis de cuidados necessários para evitar lesões, irritações ou outras condições que possam afetar a visão.

cuidados_oculares_verao_clinialba_blog
  1. Usar óculos de sol com proteção UV

Os óculos de sol são importantes o ano inteiro, mas é na época da primavera-verão que se tornam verdadeiros aliados. Não só são peças-chave num visual, como protegem os olhos dos raios UV prejudiciais à saúde ocular.

Deve garantir que os seus óculos de sol têm lentes de qualidade, que bloqueiem entre 99% e 100% dos raios UVA e UVB. A dimensão das lentes também é um fator importante, já que quanto maiores forem as lentes, maior será o alcance de proteção da visão.

Óculos de sol com lentes polarizadas são as opções ideais para assegurar o melhor nível de proteção, uma vez que reduzem o brilho e a reflexão dos raios solares.

Para complementar, nunca esquecer um chapéu de aba larga que proteja não só os olhos, mas o rosto, também.

 

  1. Usar óculos de natação para nadar

A água do mar e das piscinas é propícia para causar irritação ou agravar a sensação de olho seco. Se o seu verão é pautado por muitas visitas à piscina – principalmente piscinas públicas – é recomendada a utilização de óculos de proteção para nadar.

Já existem opções de óculos com lentes polarizadas, que também ajudam a reduzir o brilho da luz refletida na água, protegendo também os olhos contra os raios UV.

Independentemente da utilização de óculos de natação, depois de um dia de piscina ou no mar é recomendável lavar os olhos com água limpa e filtrada para retirar quaisquer resíduos de cloro ou sal.

Caso sinta desconforto ou irritação persistentes nos olhos após nadar, deverá consultar um/a oftalmologista para analisar as queixas e avaliar o tratamento adequado.

 

  1. Manter a hidratação

A hidratação é um dos comportamentos-chave no verão, não só para o seu bem-estar e para a pele, mas também para cuidar da saúde ocular nesta época.

Ter um bom aporte hídrico de água, todos os dias, pode ajudar a prevenir a sensação de olho seco, um sintoma comum durante a época alta devido ao ar seco e às altas temperaturas.

 

  1. Higiene das lentes de contacto no verão

Para os pacientes com problemas oculares refrativos ou que ainda não realizaram LASIK, as lentes de contacto são um sinónimo de liberdade no verão. No entanto, é fundamental garantir um cuidado extra na manipulação das lentes de contacto nesta época e manter o cumprimento da higiene das mesmas.

Certifique-se que tem as mãos devidamente lavadas, limpas e livres de creme antes de manusear as lentes de contacto. Durante atividades aquáticas, o ideal será utilizar óculos de natação. Será conveniente manter também um par de lentes suplentes, para colmatar quaisquer perdas na água.

Lembramos também da importância de cumprir com o tempo recomendado para a utilização de lentes de contacto. No verão, os dias parecem intermináveis, mas a tolerância dos olhos para a lente de contacto mantém-se a mesma e não deve ser ultrapassada. Assegure o tempo de descanso dos olhos e substitua-as regularmente.

A higiene adequada das lentes de contato é fundamental para evitar infeções oculares e outros problemas graves.

 

  1. Descansar a vista

Não é só o nosso corpo e mente que devem aproveitar o verão para descansar: os nossos olhos também! As férias são propícias para libertar os olhos dos ecrãs de trabalho, mas continuam a ser expostos frequentemente a outros objetos de foco e ecrãs como telemóveis, tablets, televisão, livros e revistas. Quando combinados com uma exposição regular à água do mar/piscina e à luz solar forte, a conclusão é clara: os nossos olhos também precisam de uma pausa!

Se estiver num período prolongado a ler, a olhar para um ecrã ou simplesmente a desfrutar do sol, tente fazer pausas regulares para olhar para longe e permitir que os seus olhos relaxem. Este é um bom momento para experimentar a Regra 20-20-20.

 

Como funciona a regra 20-20-20?

  • A cada 20 minutos a ler ou ao telemóvel
  • Foque num objeto ou paisagem a 20 metros de distância
  • Durante cerca de 20 minutos.

Olhar para a natureza, para o horizonte ou para um objeto distante ajuda a reduzir a tensão nos músculos oculares e a evitar a sensação de fadiga ocular.

 

  1. Kit para óculos e lentes

Nada liga melhor as férias do que viagens ou pequenas escapadinhas, razão pela qual ter um kit de cuidados para os olhos, lentes e armação poderá ser o ideal para estar preparado/a para qualquer situação.

Para além dos cuidados básicos, como óculos de sol e chapéus, é fundamental garantir que tem uma solução de limpeza de lentes de contato, lágrimas artificiais e soro fisiológico. Verifique se todos os produtos estão em embalagens adequadas e dentro da validade.

 

  1. Usar lágrimas artificiais

Se tem tendência para sentir a vista seca – ou se tem síndrome de olho seco – é importante garantir a adoção de comportamentos profiláticos.

Se antecipar que irá estar muito tempo exposto/a ao sol, que irá iniciar uma tarde de leitura ou passar longos períodos de tempo a olhar para o telemóvel, poderá usar a lágrima artificial para evitar a sensação de desconforto e irritação causadas pela falta de lubrificação dos olhos.

As lágrimas artificiais devem ser recomendadas por um/a oftalmologista após avaliação dos sintomas e queixas, de forma a encontrar a fórmula adequada a cada caso e nunca devem substituir uma avaliação completa à causa dos sintomas. Se tem sinais recorrentes de vista seca, deverá consultar a/o seu/sua oftalmologista para obter orientação e garantir o tratamento adequado.

Lembre-se, a prevenção é sempre melhor do que o tratamento. Cuide dos seus olhos durante o verão para garantir uma visão saudável, pronta para captar as memórias mais felizes!

 

Em caso de dúvidas ou se necessitar de uma consulta de rotina antes de iniciar as tão esperadas férias de verão, conte com o nosso corpo clínico para o/a ajudar.