Com a evolução da tecnologia e as rotinas cada vez mais dependentes da exposição prolongada a ecrãs de computadores, smartphones e tablets, surgiram também novas preocupações sobre os efeitos que a luz emitida por aparelhos eletrónicos pode ter na saúde ocular.

 

A luz azul tem sido um tema central dessa preocupação e a protagonista de todos os alertas. Surgiram, assim, as lentes com filtro azul, uma solução que procura reduzir a carga de luz azul que chega aos olhos e, dessa forma, evitar a fadiga ocular.

 

Mas será que realmente funcionam? Valem a pena o investimento? Vamos explorar o que são estas lentes, como funcionam e se são, verdadeiramente, aliadas no combate ao cansaço da vista.

blog-clinialba-lentes-filtro-azul

O que é a luz azul?

Comecemos pelo princípio: a luz azul é uma parte da banda de luz visível que é produzida por fontes naturais, como o Sol, mas também é emitida por dispositivos eletrónicos, como os nossos smartphones, tablets, computadores e televisões.

 

A luz azul faz mal?

A exposição prolongada à luz azul tem sido amplamente estudada a fim de avaliarmos se tem implicações negativas no nosso corpo.

Os primeiros estudos mais completos avançam com um impacto negativo da luz azul no ritmo circadiano (que influencia inúmeras funções corporais, entre elas, a regulação do sono) e no envelhecimento da pele.

 

A luz azul pode prejudicar a visão?

No que diz respeito à visão, a luz azul tem tido um impacto significativo no aumento de casos de fadiga ocular.

Quando estamos a trabalhar no computador, a assistir a um vídeo no telemóvel ou a ver uma série na televisão, a nossa concentração desacelera o número de repetições com que pestanejamos, deixando o nosso olho, naturalmente, mais exposto à luz.

Com a emissão de uma luz tão intensa (mesmo quando baixamos a luminosidade dos ecrãs) a nossa vista fica mais cansada e desgastada, acusando fadiga ocular ou até mesmo síndrome de olho seco.

 

Como funcionam as lentes de filtro da luz azul?

As lentes de filtro da luz azul surgiram como uma resposta para este problema – uma vez que a maioria da população, hoje em dia, trabalha ou utiliza recreativamente ecrãs de forma prolongada.

O filtro para a luz azul pode ser aplicado em lentes óticas – nos nossos óculos -, mas algumas lentes de contacto já incluem esta filtração. O objetivo é limitar a quantidade de raios luminosos que chegam ao olho a partir dos ecrãs ou mesmo quando expostos à luz do dia.

 

As lentes com filtro para luz azul substituem os óculos de sol?

Não. As lentes com filtro para luz azul não protegem contra os raios UV, pelo que é necessário utilizar lentes com proteção UV quando está exposto/a ao sol.

Algumas armações já incluem lentes com esta combinação de proteção UV + luz azul – poderá consultar o/a seu/sua oculista para avaliar opções.

 

As lentes de filtro para luz azul valem a pena?

Vamos analisar os factos: até ao momento – e por ser, ainda, um tema recente que necessitará de mais tempo para podermos avaliar o seu efeito a longo prazo – ainda não existe um volume de estudos suficiente que nos permita garantir com causalidade que o uso de lentes com filtro para luz azul ajuda a diminuir o cansaço ocular causado pela luz dos ecrãs.

No entanto, os primeiros resultados disponíveis parecem trazer respostas positivas! Os utilizadores têm reportado mais conforto a trabalhar e menos sensação de olho seco ou irritado ao final do dia, o que nos parece um feedback promissor.

 

Devo comprar óculos ou lentes de contacto com filtro para luz azul?

Com base na informação deste artigo, apenas podemos afirmar que a escolha irá depender de uma série de fatores, entre elas, a orientação do/a seu/sua oftalmologista, se tem ou não uma profissão ou atividade que exija longas horas de exposição ao computador ou telemóvel, se tem ou não diagnóstico de erros refrativos que não beneficiam de fadiga ocular (como miopia ou presbiopia, por exemplo) e o seu orçamento para a aquisição de novas lentes.

Mas o mais importante é saber que, em última análise, a decisão de investir ou não é (e deve ser) sua.

O nosso corpo clínico de oftalmologia está disponível para o/a assistir em caso de dúvidas sobre lentes de filtro para luz azul, soluções para se proteger da exposição prolongada a ecrãs e outras questões particulares que necessite de esclarecer. Conte com a nossa equipa!